A NOSSA FAIXA DE GAZA



Quem passeia no passadiço, esse gigantesco mono de madeira com que um pequenino Luís Gomes tentou ficar imortalizado, passando da zona de restaurantes, alguns deles pertencentes a gente do regime, como é o Muxama, no sentido de poente, a determinada altura vê terminar o passadiço e entra noutra realidade ambiental e social, fazendo-nos ter a sensação de que entrámos numa espécie de Faixa de Gaza.

O bar dos pescadores não teve direito a renovação, os apoios de praia dão lugar a apoios de pesca absolutamente miseráveis e com sinais de degradação. Sentimos um choque que durante décadas não se sentia, dantes passávamos dos toldos aos barcos e foi assim durante décadas, hoje parece que passamos de uma zona de turismo de luxo e entramos num gueto de pescadores. 

Alguém deveria explicar-nos porque motivo a autarquia teve dinheiro para recorrer a fundos comunitários para construir um passadiço desnecessário que apenas serve para melhorar a vista dos restaurantes e ignorou os mesmos fundos no que se refere aos pescadores. O argumento de promoção do investimento não serve, os pescadores não só são também empresários, como são de Monte Gordo e há muito que aqui estão investindo num setor onde é cada vez mais difícil sobreviver.

O deputado municipal do PSD que pertence à associação dos pescadores devia explicar aos seuis colegas porque motivo o Luís Gomes e a São deram tanto dinheiro do município para proporcionar boas condições a restaurantes como o Muxama do Pedro Pires e se esqueceram daqueles a quem pediram os votos. Aliás, o deputado municipal Armando devia dizer aos pescadores que o ajudaram a ser eleito se está na Assembleia Municipal para os defender ou para apoiar a São ou o Luís Gomes ou para defender os interesses dos montegordinos. Por exemplo, quantas intervenções já fez o deputado municipal para defender os interesses dos pescadores? Alguma vez defendeu o investimento em novos apoios dos pescadores, no prolongamento do investimento do passadiço até ao gueto dos pescadores ou pediu a ajuda da autarquia parta a aquisição do trator? É fácil beber umas minis com o Luís Gomes e na hora de pensar nos problemas dos pesacadores e depois ir pedir batatinhas aos candidatos europeus do PS ou da CDU...

Não foram só os empresários que apostaram na Praia dos Três Pauzinhos a ser ignorados e marginalizados marginalizados por quem investiu tudo num passadiço, foram também os pescadores de Monte Gordo que foram desprezados pelo Luís, pela São e por todos os que foram eleitos em Monte Gordo, seja o presidente da Junta de Freguesia ou o deputado municipal. Aquilo que se passa na Praia de Monte Gordo é uma vergonha, em terra gastaram tudo para destruir o jardim, na praia gastaram para criarem condições par uns quantos donos de restaurantes, incluindo um da família do então presidente da SGU e líder do PSD e borrifaram-se nos pescadores e no cidadão do cidadão comum de Monte Gordo.