QUERES SABER QUEM É O "FACHO"?




Há muito tempo que não respondemos a personagens secundárias do regime e muito menos quando não nos merecem grande respeito intelectual ou poético. Além disso, a generalidade das suas intervenções não poderiam ser melhores se fossem pagas por adversários dos que lideram a autarquia. Mas as asneiras da presidente da autarquia já são tantas que nem nos damos ao trabalho de perder tempo com as alarvidades dessas figuras menores, mesmo que seja o caso do mano.


Mas desta vez vamos abrir uma pequena exceção, não para com isso criticar o que se passa na autarquia, mas em defesa da honra de um concelho que se orgulha de apostar nos turistas e que gosta de os tratar bem e com dignidade, algo que nem sempre acontece como vimos, por exemplo, com o famoso desafio aceite pela nossa autarca e que lhe foi feito por um cidadão portador de uma deficiência que costuma escolher a nossa terra como local de férias.

Desta vez o mano da presidente, militante do PSD local, deputado municipal desde há muitos anos, líder de uma associação gastronómica local e desde muito jovem pensionista da banca foi longe demais na forma como se refere a quem nos visita:

«Todas as manhãs difundem ódio e repetem-se continuadamente...
Só que a coisa anda e isso até lhes doi.
Nota: no que toca a MG, acho muita graça a uns quantos "fachos" que só vêm cá no Verão, usando as redes sociais e armados ao "pingarelho".»

Este senhor refere-se aos turistas que viabilizam a existência deste concelho que ele tão zelosamente ajudou a arruinar “uns quantos “fachos” que só vêm cá no Verão”. Certamente não se refere a Passos Coelho, que como é sabido também só cá vêm no verão, mas está com sorte, como fica na Manta Rota e não se queixa do lixo ou dos jardins arruinados, é tratado por “gajo porreiro”, com sorte ainda leva umas latas de atum como recordação.

Mas os turistas que visitam Monte Gordo no verão, alguns há desde o tempo em que para certas “boas famílias” e o pessoal das fábricas tresandava a peixe, o atum era comida de pobres. Apesar de pagarem hotéis, de alugarem a casa a muitos dos nosso munícipes ou de terem comprado casa e aqui pagarem parte dos seus impostos, não têm o direto a reclamar, a queixarem- se do lixo ou das baratas e muito menos da vergonha em que os Ciprianos transformaram a marginal de Monte Gordo.

Estamos certos de que desta vez a presidente da autarquia não vai pedir desculpa aos “quantos “fachos” que só vêm cá no verão”, certamente porque nenhum deles tem força para a forçar a retratar-se publicamente. Mas aproveitamos para perguntar à presidente da autarquia com que estatuto o seu mano ocupa um gabinete da Câmara Municipal, com que login entra no sistema informático da CM e a que dados tem acesso pois, como se percebe pela imagem que o próprio divulgou no Facebook este senhor parece ter privilégios que os outros pensionistas do concelho não têm.

PS: Esclarecemos o mano que não desejamos uma queda rápida da autarca, antes pelo contrário, queremos que continue lá por muito mais tempo pois ao ritmo com que faz asneiras, pedidos de desculpas e declarações a enterrar o Luís Gome e toda a pandilha a sua permanência na autarquia tem um efeito muito positivo a longo prazo. Tudo o que seja ajudar a oposições a higienizar o concelho é positivo.

Aliás, não só desejámos que esteja  por lá mais tempo como esperamos e desejamos que mesmo depois de sair continue a ser tema e notícia na comunicação social do concelho, ainda por muito mais tempo.