RESULTADOS ELEITORAIS NO CONCELHO DE VRSA

RESULTADOS NACIONAIS

Ainda que os resultados eleitorais não sejam extrapoláveis para as autárquicas, no caso de VRSA onde o Araújo usou e abusou da imagem do Governo, associando a sua ação às supostas cunhas que diz ter no governo, é difícil de fazer comparações entre, por um lado, os resultados nas legislativas de 2022 e 2024, e, por outro lado, entre as legislativas de 2024 e as autárquicas de 2021.

Até porque foi público e notório o empenho dos responsáveis locais do PS, Célia Paz, Araújo e Fernando Reis, junto das mesas de voto, num ato desesperado de influenciar as votações dos vila-realenses, algo que toda a gente notou.

Note-se nas legislativas de 2022 o PS teve 41,37% dos votos, enquanto, em 2023 teve aproximadamente 28,66%. Dizemos aproximadamente porque os resultados de 2022 são globais e os de 2024 agora referidos não contam com uma freguesia do continente e com os votos no estrangeiro. Em todo o caso, os resultados percentuais não variarão muito, pelo que podemos dizer que o PS ao nível nacional desceu 12,71%.


RESULTADOS NO CONCELHO DE VRSA

Em VRSA, um concelho que parece transformado no Reino do Baixo Guadiana e Arenilha, com o Araújo a fazer de monarca local, tendo instalado uma numerosa nobreza local formada por familiares, amigos, bandeados e lambe cus, o PS teve 46,76% dos votos em 2022 e 30,75% em 2024, tendo descido, portanto, 16,01%.

Isto é, se o PS sofreu uma pesada derrota nestas eleições, essa derrota foi ainda maior em VRSA, onde perdeu mais 3,35% de votos do que a nível nacional. Isto é, em VRSA assistimos ao “Araújo Effect”. Isto numa terra historicamente à esquerda, nunca a esquerda e, em particular, o PS teve um resultado tão baixo.

É impossível dissociar em VRSA a queda acentuada do PS à presença do Araújo.


RESULTADOS NA FREGUESIA DE MONTE GORDO

Na freguesia de Monte Gordo o PS desceu de 47,50% para 33,64%, sendo o diferencial do score eleitoral de 13, 86%, também superior ao que se registou ao nível nacional, isto é, em Monte Gordo também se fez sentir o perfume azedo do “Araújo Effect”.

Só que aqui é mais grave pois onde se fez sentir de forma mais forte a estratégia política velhaca do Araújo. Durante a campanha multiplicou-se em almoços e ofertas de minis, promessas de um pavilhão multiusos, Wi FI gratuito, Parque de jovens, cidade dos pombos e tudo o mais que a imaginação criativa fez vor À cabeça delirante do Araújo.

Além disso em Monte Gordo assistimos à estratégia política mais suja de todas, promoveu o presidente da junta eleito pelo PSD na SOLOVA, deu-lhe muitos milhares de euros em cantorias e fez-se fotografar ao lado deste bandeado de luxo em todas oportunidades. Há meses que de forma sub-reptícia o ainda presidente da junta de freguesia anuncia em voz baixa o seu apoio ao Araújo, a sua futura candidatura pelo Araújo à junta de freguesia de Monte Gordo e tanto como constou andou num passa palavra de que votaria PS.

Mas como nos ensina a história Roma não paga a traidores e o atual presidente da junta de freguesia já deve ter percebido o seu destino, resta ver se o Araújo o mantém ou o joga fora, como se fosse uma pastilha elásticas.



RESULTADOS NA FREGUESIA DE CACELA

Na freguesia de Cacela o PS desceu de 45,78% para 30,37%, registando um diferencial no score eleitoral de 15, 41%, também aqui se fez sentir o desagradável odor eleitora provocado por esse desodorizante político que provoca o “Araújo Effect”.

E aqui até conta com um presidente de junta, que em tempos ia ser dispensado mas que à última hora se segurou. Queixavam-se das minis mas a verdade é que com ou sem minis o PS também caiu em Cacela.



RESULTADOS DA FREGUESIA DE VRSA

Na freguesia de VRSA o PS desceu de 46,89% para 31,28%, registando um diferencial no score eleitoral de 15,61%, isto é, na freguesia de VRSA a queda ainda foi maior o que se poderá explicar porque aqui se juntou o mau cheiro político do “Araújo Effect” ao odor desagradável do “Valentim Effect”.


CONCLUSÃO

 

O super-político do PS, que se gabava de que graças às sua cunhas a seca meteorológica daria lugar a inundações de dinheiro, vai ter muitas dificuldades em explicar estes números aos amigos de Faro e de Lisboa, logo ele que parece o político português mais bonito, como comprovam os milhares de fotografias.

A verdade é que foi em VRSA que o PS sofreu uma das mais pesadas derrotas e o resultado tem, para além do PS nacional, tem um nome: Álvaro Araújo.

São cada vez menos os vila-relenses que falam bem deste político pequenino e de fracos recursos, fora da sua esfera pessoal de amigos, familiares, bandeados e lambe cus, enquanto aos olhos de cada vez mais vila-realenses é um autarca de fracos recursos, in competente e ridículo com as suas fotografias.

Com estes resultados eleitorais o Araújo é já um cadáver político que se esqueceram de enterrar e o pior está ainda para vir. Deserdado das cunhas que tinha, sem credibilidade política local, sem acesso a favores e proteção pelo poder, este político com muito mais ambições do que qualidades está acabado, por mais que ande a dizer a toda a gente que vai voltar a ganhar.