VEJAM ESTA DO REI DOS BANDEADOS!

 


Em Portugal há reis por todo o lado e para todos os gostos, o Rei das Farturas, o Rei dos Frangos, o Rei dos Letões, o Rei dos Caracóis, o Rei das Bifanas, etc. Como não podia deixar de ser, em VRSA também temos um Rei, que na sua arte é um verdadeiro artista nacional, o Rei dos Bandeados.

A sua arte é tal que se o Pedro Nuno Santos o tivesse ao seu lado, entre a divulgação das sondagens feitas à boca das urnas já tinha passado de derrotado para vencedor, graças aos deputados de outros partidos, que o Araújo e o seu 4.º secretário Rui Setúbal já teriam comprado. E quando fosse apresentar o programa na AR já o Araújo teria comprado deputados suficientes par terem uma maioria absoluta.

Mas houve um tempo em que o nosso Araújo era um homem cheio de bons princípios, ainda que já evidenciasse tiques autoritários. Vejam esta carta assinada pelo nosso Araújo, dirigida 24 de abril de 2007, ao então presidente da Assembleia Municipal e que nos foi cedida por um velho camarada do nosso Rei dos Bandeados.

Nela, o Araújo veio solicitar que os “cidadãos Vítor Jorge Carlos e  Luís Manuel Camarada Rodrigues não se voltem a sentar na bancada do Partido Socialista da Assembleia Municipal”, isto é, que fossem escorraçados da mesma porque lhes foi retirada a “confiança política”.
 E porque motivo lhes foi retirada a confiança política? Porque estes deputados municipais eleitos pelo Partido Socialista tinham aprovado a criação da SGU proposta pelo Luís Gomes!

A mesma SGU que o Araújo decidiu ressuscitar porque agora lhe dá jeito para poder fazer negócios às escondidas dos órgãos autárquicos eleitos pelos vila-realenses.

Mas o nosso Rei dos Bandeados, além de ter sido o guarda redes da equipa de futebol de 5 para apanhar boladas na cara, também é melhor na ginástica artística que a Nadia Comăneci e a sua especialidade são as cambalhotas no que é secundado pelo Camarada. Quando quis ser ouvido deu-lhe jeito ter acesso à VRSA Espetacular e deu-se o milagre do perdão, até e explicaram ao Camarada que por nunca ter sido expulso ainda era militante do PS, ainda que com as quotas em atraso.

Desde então, o mesmo Camarada que fazia os bolos de aniversário do Luís Gomes e se derretia de elogios ao então autarca, deu muitas cambalhotas de grande apoiante da São se transformou em candidato do Araújo e depois em pasteleiro-mor do Reino do Baixo Guadiana e Arenilha, cujo monarca é o nosso Rei dos Bandeados.

Enfim, o arquivo da CM tem muito mais do que os documentos onde o Setúbal chafurdar em busca de motivos para meter o Luís Gomes na cadeira ou para que o assessor de comunicação social semeie notícias nas televisões.

Talvez por isso, a CM não disponibilize as atas das sessões da CM anteriores a 2010, não vá algum curioso descobrir lá coisas muito interessantes sobre o Araújo, como já encontrámos nas atas da Mão Amiga.

Curiosamente o ofício é de um dia 24 de abril, uma data que diz muito sobre o estilo deste nosso monarca.